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Conheça o seu pneu

Após terminar o seu hot ou street rod, chega, enfim, a hora de colocá-lo para rodar. Isso, é claro, vai exigir a retirada do conjunto de rodas e pneus empregados apenas para “rolar” o veículo durante os processos de montagem da mecânica ou da realização da funilaria, da pintura ou da tapeçaria. Para escolher os “calçados” ideais para seu carro, alem de ter em mente a relação de diferencial que está sendo usada e o tamanho das caixas de rodas, entre outros aspectos técnicos do veículo, também é importante conhecer os pneus, sejam eles nacionais ou importados.
 

 
 
 
“A maior parte das informações necessárias para a escolha correta estão neles mesmos, sendo necessário, apenas ‘traduzí-las’”, explica Ruvaldo Weffort Jr., da VFort Pneus, loja de Curitiba, PR, especializada na comercialização desse produto. “É fácil, por exemplo, descobrir o ano de fabricação através do código DOT, iniciais de Department of Transportation (departamento do Governo dos Estados Unidos, estabelecido pelo Congresso em 15 de Outubro de 1966). O código começa, obviamente, com as letras DOT e é seguido de uma combinação de letras e números. Se produzido depois do ano 2000, o DOT do pneu tem quatro números, sendo os primeiros relativos à semana de fabricação e os dois digitos ao ano de fabricação”, explica Ruvaldo.
 



Assim, em “DOT AX 2508”, 25 é a 25° semana do ano, enquanto 08 significa que a fabricação ocorreu em 2008. Caso o pneu foi feito no século passado, como, por exemplo, em 1999, teríamos o código ‘DOT AX 259’. “A maioria dos fabricantes recomendam que todos os pneus (incluindo estepes) fproduzidos há mais de dez anos sejam substituídos por outros novos, mesmo quando a sua aparência exterior não apresente desgaste acentuado”. Vale ressaltar que os fabricantes dão garantia de seus produtos por vinco anos a contar da a emissão da nota fiscal. É ela que determina o período a ser abrangido pela garantia e não o DOT do pneu.
 
 
 
 

O tamanho do pneu, por outro lado, é estabelecido por outra sequencia alfa numérica como, por exemplo, 185/70 R 13. “Nesse caso 185 é a largura, 70 é altura da parede do pneu, 13 é o diâmetro e R define a construção radial, com cordões de aço, diferente da construção diagonal, que utiliza apenas lonas (que, em geral, costuma ser seis). Existe também um número referente ao ‘Treadwear’ (durabilidade), que indica exatamente isso: quanto maior ele for, menor será o desgaste da banda de rodagem”. Assim, um pneus de ‘Treadwear’ 600 vai rodar o dobro de outro 300.
 
 

 

“’Traction’ diz respeito a habilidade do pneu parar um veículo em piso molhado, existindo as classificações AA, A, B, e C, sendo esta última a mais baixa. ‘Temperature’, como o nome indica, responde pela capacidade de dissipação de calor, sendo que a classificação vai de A a C, sendo esta última a pior (porém, para exigir toda a capacidade de dissipação, é necessário trafegar sempre com a calibragem correta)”, ensina Ruvaldo.
 
 

 
 
Depois da medida existe uma letra que define a velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança. “Tempos, então, a seguintes relações: L: 120 km/h, M: 130 km/h, N: 140 km/h, P: 150 km/h, Q: 160 km/h, R: 170 km/h, S: 180 km/h, T: 190 km/h, U: 200 km/h, H: 210 km/h, V: 240 km/h, W: 270 km/h, (W): mais de 270 km/h, Y: 300 km/h e (Y): mais de 300 km/h. E é importante saber que alguns pneus têm um único sentido de rotação, ou seja, não devem ser montados invertidos. Tais tipos tem a palavra ‘Rotation/Right’ em alto relevo e uma seta indicando o lado certo da montagem”.
 
 

 

A VFort Pneus é especialista na linha Pirelli “Hoje temos os modelos linha verde (Green Performance), criados para melhorar o aproveitamento geral do pneu, com economia de combustivel, redução de emissão de CO2, baixa rumorosidade e maior rendimento quilométrico, caso dos modelos Cinturato P1, P7 e Scorpion Verde. Temos ainda o Pirelli Phantom, de “high performance”, com custo/benefício excelente, na mesma faixa de preços dos pneus importados coreanos/chineses, bem como a linha P4 Cinturato, P6 , P7, Scorpion ATR e STR  que são usados por diversas montadoras (GM, Fiat, Ford, Toyota, Mitsubishi, Volkswagen, etc...)”.  
 
 

 
 
Independente disso a VFort Pneus também vende pneus específicos para hot e street rods, como os famosos B F Goodrich Radial T/A, para aros de 14 e 15 polegadas. Com letras brancas e as mais diversas medidas, o Radial T/A é a opção ideal para quem deseja dar um aspecto coerente ao seu veículo tipo americano, ainda mais se eles forem montados nas rodas de ferro, cromadas ou pintadas, importadas dos EUA e vendidas pela própria VFort: Rallye (das linhas Corvette/Camaro/Chevelle/Nova), Rat Rod, Super Spoke (a clássica “palito” dos anos 60) e Smoothie, esta última ideal para hots e streets old school. A VFort despacha a sua linha de produtos para todo o Brasil e, na matriz, também realiza balanceamento e faz revisões em sistemas de freio, direção, suspensão, alimentação e escapamento.

Serviço:
VFort Pneus
(041) 3254 5222
www.vfortpneus.com
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Rua Mateus Leme 2225, Curitiba, PR
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Comentários 

 
#1 LEONARDO 20-02-2013 19:35
AI AMIGOS VCS TERIA AS RODAS CRAGAR PRA VENDA
 

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