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Cuidados na restauração

Restauração”. Essa palavra mágica, muito utilizada e pouco praticada, tornou-se comum após a popularização do antigomobilismo. Isso significa que qualquer oficina (seja ela uma pequena “boca de porco” ou um galpão vazio) se acha capaz de transformar um amontoado de sucata em uma reluzente obra de arte sobre quatro rodas. E isso, é claro tem um preço, o qual nunca fica abaixo dos cinco dígitos. Mas apenas dizer que faz o serviço não significa que o local realmente tenha competência para tanto. É necessário contar com os melhores profissionais e equipamentos de ponta, além do conhecimento técnico e histórico que impedem que erros sejam cometidos e ainda possibilitem encontrar todas as peças que sejam eventualmente necessários.
 

 
 
O que normalmente se vê, entretanto, são os aventureiros que, acostumados a trocar peças de carros modernos batidos, se infiltram no meio dos carros antigos. Tal fato tem muitos resultados e, de um modo geral, quase sempre ruins. Exemplo disso são os veículos que, apesar da exigência da oficina em receber parte do pagamento adiantado, demoram ou nunca ficam prontos, pois normalmente “perdem a vez” para todo automóvel que necessita de um reparo mais simples, o que se traduz em dinheiro certo no bolso do "profissional" Assim, o veículo a ser restaurado acaba ficando “no tempo”, em geral ao relento, ou se transforma em uma prateleira de peças. Disso resulta um maior estrago na carroceria, na mecânica, no estofamento ou até mesmo na perda de peças importantes.
 
 

 
 
Por outro lado, também existem os pseudo profissionais que fazem o serviço de “restauração” empregando técnicas, digamos, pouco adequadas. São exemplo disso os monoblocos reparados sem o devido estruturamento e que ficam tortos, a eliminação de vincos com massa plástica, a soldagem de chapas novas sobre outras podres e muito mais. Para evitar ser vítima dessas oficinas o proprietário do veículo deve pesquisar a empresa que escolheu, consultando antigos clientes e inspecionando os carros dos mesmos. Trata-se de uma providência que certamente pode dar algum trabalho, mas que evitará prejuízos no futuro.  
 
 

 
 
Porém, os profissionais capacitados existem. Um exemplo de empresa que vem obtendo ótimas recomendações nesse tipo de atividade, justamente por buscar a excelência em seus serviços, é a Clássicos Caslini. A oficina foi fundada em 2008 por Marcelo Caslini e conta com uma área total de seis mil m², o qual engloba o galpão de 1 mil m², centro de restaurações, cabine de preparação, cabine de pintura, cabine de jateamento e uma sala de ferramentas, além do galpão anexo de funilaria.
 
 

 
 
“Respeito à história, competência e paciência: essas são as virtudes essenciais dos profissionais que trabalham aqui e que possuem a responsabilidade de resgatar todo brilho e sofisticação de modelos que fizeram e ainda fazem sucesso por onde quer que passem”, explicam Marcelo e seu gerente de oficina Paulo Mondoni, que por mais de 20 anos gerenciou concessionárias Volkswagen.
 
 

 
 
“Temos know-how para oferecer desde os menores serviços até um restauro integral envolvendo funilaria e modelação de peças danificadas, pintura geral do veículo, elétrica completa e tapeçaria com todos os acabamentos necessários”, complementam.
 
 

 
 
A Classicos Caslini também tem estrutura para oferecer jateamento por bicarbonato de sódio (com máquina Sodablast Systems importada dos EUA) e reproduzir peças (quando estas não podem mais ser encontradas), além de refazer toda a parte mecânica (motor, câmbio, freios e suspensão), elétrica e de acabamento (pintura, tapeçaria, etc). Conta ainda com guinchos plataforma para o transporte dos veículos e oferece um plano de revisão, razão pela qual o cliente pode ter a tranquilidade de sempre ter um carro em perfeitas condições de uso.
 
 
 
 
 
"Além disso a Clássicos Caslini é a primeira oficina de restauração no País com área social específica para receber seus clientes e a investir em certificação ISO 9001 e OHSAS 18001. Mas o que isso quer dizer e qual o benefício para os clientes da oficina? Enquanto a OHSAS cuida para que a saúde e a segurança dos colaboradores sejam preservadas, a ISO é responsável por tornar o sistema produtivo mais organizado e eficaz. Para os clientes, é o comprometimento da Clássicos Caslini com a qualidade e a transparência em todas as etapas do serviço contratado", finalizaram Marcelo e Paulo.
 
 

 
 
Serviço:

Clássicos Caslini
Av. Francisco Monteiro, 1651 - Vila Moderna
CEP: 09430-000 - Ribeirão Pires - SP
Tel:
www.classicoscaslini.com.br
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Comentários 

 
#1 Fabio Silveira 01-03-2013 15:59
Passei por isso no ano passado, comprei um Gol 1980 bx totalmente destruído e minha intensão era restaurar. comprei tudo novo as peças para refazer o carro, motor novo e tudo, levei para a oficina para iniciar o serviço junto com todas as peças, resultado o carro ficou no mesmo local de que quando chegou o cara não pós a mão no carro durante 8 meses, depois disso desanimei vendi tudo e desisti.
 

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