Talvez uma das tarefas mais ingratas durante a restauração de um veículo antigo ou mesmo na montagem de um bom hot ou street rod seja eliminar da carroceria (e também da parte mecânica) todo o material nela depositado ao longo de várias décadas, seja ele tinta, massa plástica, graxa, ferrugem, sujeira ou, o mais comum, tudo isso junto.


Para resolver tal problema existem três soluções possíveis: química (ou seja, utilizar removedor pastoso, método caro e lento, além do produto empregado ser tóxico), térmica (aquecendo com maçarico e queimando o material, o que não é conveniente, pois pode destemperar a chapa e até causar um incêndio) ou mecânica (com o emprego de jato de areia). Nessa última a nuvem abrasiva consegue chegar a lugares de difícil acesso, eliminando todo o material que estiver sobre a peça a ser tratada. É a remoção mecânica que, rápida, não danifica a chapa e, portanto, se mostra a mais vantajosa.

Quando se diz “jato de areia”, porém, deve-se entender que este tipo de material está caindo em desuso. Atualmente a remoção, em geral, é feita com quatro tipos de materiais diferentes: granalha de aço, óxido de alumínio, esferas de vidro e bicarbonato de sódio.

O primeiro é empregado em peças brutas fundidas, como coletores de admissão, e em chapas de aço ou alumínio de boa qualidade. Para chapas muito finas se usa o óxido de alumínio, que também apresenta outra vantagem: não enferruja o aço da carroceria do veículo. As esferas de vidro são para peças mais delicadas, como superfícies a serem cromadas. Já o bicarbonato pode substituir tanto o óxido de alumínio quanto as esferas de vidro.

No Brasil, devido à profissionalização do setor, o número de oficinas especializadas em restaurações que fazem uso de jateamento está aumentando a cada ano que passa, sendo exemplo disso a Ossian’s Garage, empresa que se dedica a funilaria artesanal e personalização de carros antigos.

“Além do know-how necessário para restauração temos uma cabine própria de jateamento. Com isso diminuímos o prazo de entrega do carro e realizamos um serviço de melhor qualidade, pois não temos de esperar que o serviço dos concorrentes seja feito e nem dependemos da inconstância da mão de obra de terceiros para a remoção de ferrugem e pinturas envelhecidas”, explica Ossian Rocha Moreira, da Ossian’s Garage.

Outro ponto de destaque da oficina é o fato de ter profissionais capacitados para realizar a reprodução de qualquer peça metálica inexistente, amassada ou muito afetada pela corrosão. Seu pessoal é capaz de reproduzir vincos de todos os tipos, seja o desenho de item reto, curvo ou angulado.

“Além disso, em nossa cabine de pintura existe um sistema climatização, que regula a temperatura para uma secagem ideal, com iluminação de aquecimento, ar filtrado e um cavalete giratório que possibilita pintar em todos os lados dos veículos, inclusive o assoalho, razão do acabamento perfeito dos carros que restauramos”.

Serviço:
OSSIAN´S GARAGE
Rua da Saudade, 267
Santa Cruz, Itapira, SP
Fone: (19) 9821 7959 / 8110 5595
http://www.ossiansgarage.com.br
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