

Um exemplo disso é a NHRA. Não, amigo leitor: não se trata da National Hot Rod Association estadunidense, mas sim da “Nenê Hot Rod Assembly”, empresa especializada na produção de trens rolantes completos e kits de suspensão avulsos de Pinhais, PR. Seu responsável, Cleverson “Nenê” Moraes, tem, por exemplo, a solução para quem enfrenta problemas insolúveis com a suspensão Torsion Aire Ride, que emprega barras de torção, dos Dodge Dart/Charger brasileiros: “Fabricamos um kit de projeto próprio que possibilita uma dirigibilidade mais esportiva, otimizando o comportamento do carro tanto em curvas quanto em frenagens”. O conjunto, composto por bandejas tubulares e coil overs (mola/amortecedor integrados), não requer recortes ou soldas na carroceria, mas apenas a montagem das peças.

Mas e o eixo traseiro? Bem, a maioria dos carros que utilizam motores de seis ou oito cilindros emprega eixos rígidos tipo Hotchkiss, desenhado nos anos 20 pelo inglês Albert Hotchkiss, nos quais as rodas fazem um movimento curvelíneo, dificultando o contato da banda de rodagem em relação ao solo. A vantagem para a indústria automobilística (que utilizou a exaustão o eixo Hotchkiss no passado, em carros como Dodge Dart, Ford Maverick e Chevrolet Opala) é que esse arranjo é barato, resistente e pode utilizar molas helicoidais ou, o mais comum, feixes de mola. Essas últimas, entretanto, deixavam o veículo muito “duro” e comprometiam, assim, seu comportamento dinâmico, especialmente em curvas.

As barras de tais kits são produzidas com extremidades que podem utilizar buchas de poliuretano ou uniballs. “Se comparado com as buchas de borracha, as de poliuretano, um elastômero durável, destacam-se por apresenta resistência a abrasão e ao rasgo, tenacidade e capacidade de carga muito superiores aos das buchas convencionais”, explica Nenê. “Vale dizer que, no caso do kit vendido para o Ford Maverick, o conjunto de suspensão traseira com coil overs e four links NHRA, além de otimizar a estabilidade e a tração, também não exige qualquer recorte na carroceria, mas apenas a montagem das novas peças, o que diminui os custos de construção do carro e tempo para a finalização do mesmo”.
Serviço:
NHRA
Rua Quinze de Outubro, 59ª, Pinhais, PR
Fone:
Nextel: 936*17176
http://www.nhra.com.br