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Chassi e suspensão: o grande segredo

Ao montar seu hot ou street rod existem pessoas que não poupam esforços para ter uma carroceria com pintura perfeita, cromados reluzentes, pneus importados, motor V8 “envenenado” e por ai vai, mas que deixam de dar a devida atenção ao chassi e a suspensão do veículo. O resultado, muitas vezes, é um carro indirigível, o que traz grande frustração ao seu proprietário. Porém, existem profissionais, em nosso País, aptos a resolver questões como essa, produzindo “bases” tão boas quanto aquelas feitas no exterior
 

 
 

 

Um exemplo disso é a NHRA. Não, amigo leitor: não se trata da National Hot Rod Association estadunidense, mas sim da “Nenê Hot Rod Assembly”, empresa especializada na produção de trens rolantes completos e kits de suspensão avulsos de Pinhais, PR. Seu responsável, Cleverson “Nenê” Moraes, tem, por exemplo, a solução para quem enfrenta problemas insolúveis com a suspensão Torsion Aire Ride, que emprega barras de torção, dos Dodge Dart/Charger brasileiros: “Fabricamos um kit de projeto próprio que possibilita uma dirigibilidade mais esportiva, otimizando o comportamento do carro tanto em curvas quanto em frenagens”. O conjunto, composto por bandejas tubulares e coil overs (mola/amortecedor integrados), não requer recortes ou soldas na carroceria, mas apenas a montagem das peças.

 

 

 

A empresa produz ainda um kit de suspensão dianteira para o Ford Maverick, também com coil overs e bandejas tubulares, que substitui com vantagens o sistema original, possibilitando múltiplas regulagens de caster, cambagem e altura. Um conjunto semelhante de suspensão independente (já com discos de freio, pinças, caixa de direção, barra estabilizadora) é feito pela NHRA para hot rods. E, se o interessado desejar não ter o trabalho de montar o kit em um velho chassi que fatalmente terá de ser reformado, a NHRA produz uma réplica do chassi do Ford 1932 que já vem com o citado conjunto.
 
 
 

 Mas e o eixo traseiro? Bem, a maioria dos carros que utilizam motores de seis ou oito cilindros emprega eixos rígidos tipo Hotchkiss, desenhado nos anos 20 pelo inglês Albert Hotchkiss, nos quais as rodas fazem um movimento curvelíneo, dificultando o contato da banda de rodagem em relação ao solo. A vantagem para a indústria automobilística (que utilizou a exaustão o eixo Hotchkiss no passado, em carros como Dodge Dart, Ford Maverick e Chevrolet Opala) é que esse arranjo é barato, resistente e pode utilizar molas helicoidais ou, o mais comum, feixes de mola. Essas últimas, entretanto, deixavam o veículo muito “duro” e comprometiam, assim, seu comportamento dinâmico, especialmente em curvas.

 

 

É possível, entretanto, realizar uma serie de adaptações para melhorar a performance do veículo equipado com eixo Hotchkiss, tanto em curvas quanto em arrancadas. Um exemplo disso é o emprego dos já citados coil overs da NHRA, com molas cujas pressões vão de 140 a 600 libras por polegada, enquanto os amortecedores podem ser adquiridos com até três variações de carga. Para utilizar os coil overs em carros que anteriormente equipados com feixes de mola, porém, também é necessário instalar um kit de four link, que serve como elemento de ligação entre o eixo e a carroceria, tal como as “bandejas” ou braços laterais  dos veículos originalmente equipados com molas helicoidais. E os kits four link da NHRA permitem a realização de diversas regulagens, uma vantagem considerável.
 
 

 
 

As barras de tais kits são produzidas com extremidades que podem utilizar buchas de poliuretano ou uniballs. “Se comparado com as buchas de borracha, as de poliuretano, um elastômero durável, destacam-se por apresenta resistência a abrasão e ao rasgo, tenacidade e capacidade de carga muito superiores aos das buchas convencionais”, explica Nenê. “Vale dizer que, no caso do kit vendido para o Ford Maverick, o conjunto de suspensão traseira com coil overs e four links NHRA, além de otimizar a estabilidade e a tração, também não exige qualquer recorte na carroceria, mas apenas a montagem das novas peças, o que diminui os custos de construção do carro e tempo para a finalização do mesmo”.

 

 

Serviço:

NHRA

Rua Quinze de Outubro, 59ª, Pinhais, PR

Fone:

Nextel: 936*17176

http://www.nhra.com.br

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