Publicidade é coisa séria nos dias de hoje e a Hyundai vai pagar por isso nos EUA

A Environmental Protection Agency, ao realizar diversos testes, encontrou discrepâncias nas informações divulgadas na propaganda da Hyundai, que prometia que cinco de seus carros (Elantra, Genesis, Azera, Accent e Veloster.) faziam 40 milhas por galão em rodovias. De acordo com o Detroit News as investigações começaram a cerca de oito meses, quando o laboratório da EPA, o Ann Arbor, encontrou diferenças entre os resultados obtidos pelo Elantra 2012 e as informações da fábrica. Fato semelhante ocorreu com a Kia (modelos Sportage, Optima HEV, Rio e Sorento) e ambas as empresas decidiram pedir desculpas para os 900 mil consumidores que compraram seus carros desde 2010. "Dada a importância, para nós, da eficiência energética, estamos extremamente tristes com tal fato", lamentou o CEO da Hyundai, John Krafcik. Todo o problema surgiu, segundo o executivo, devido a um “erro percentual”, ocorrido após algumas mudanças na metodologia da Hyundai, o que ocorreu em 2010. Já para Sung Hwan Cho, presidente do Hyundai Motor America Technical Center, a “confusão” ocorreu devido a erros do teste que simulava o arrasto aerodinâmico e o atrito dos pneus. Assim, Hyundai e Kia terão, por exemplo, de reembolsar cerca de US$ 88 para quem já rodou cerca de 15 mil milhas com os carros de ambas as marca, resultando em um grande prejuízo para ambas as fábricas.